Blog Post

O cigano dinarmarquês que foi prêmio Nobel

  • Por Casa Estrelas Ciganas
  • 22 mai., 2019
Schack August Steenberg Krogh - Dinamarquês
Nascido em Grenã em 15 de novembro de 1874 e que passou para o plano espiritual em 13 de setembro de 1949 em Copenhague.
Era cigano por parte de mãe e se tornou professor na Universidade de Copenhague.
Ele contribuiu para o desenvolvimento de muitas descobertas fundamentais em várias áreas da fisiologia e é famoso pelo desenvolvimento do Princípio de Krogh ( fisiologia animal comparada).

Prêmio Nobel em 1920

Em 1893 iniciou seus estudos na Universidade de Copenhague em medicina e simultaneamente começou a estudar por si mesmo zoologia.
Em 1908 com base no seu conhecimento se tornou professor líder do departamento de zoologia da Universidade de Copenhague.
Em 1920 Krogh foi agraciado com o prêmio nobel em medicina e fisiologia.




Insulina - Desenvolvimento para a Dinamarca

fonte:  www.   romea. cz /en/news/world/early-20th-century-nobel-laureate-was-of-romani-origin

Em um dia de Outono em 1922, quando August e Marie Krogh ( que também era médica) chegaram de barco aos Estados Unidos. August Krogh era professor na Universidade de Copenhague e tinha recebido o Prémio Nobel de Fisiologia em 1920. O casal tinha sido convidado a visitar os EUA por pesquisadores da Universidade de Yale, que pediram a August Krogh para dar palestras em todo o país acerca da sua investigação médica.

Na sua estadia nos EUA, o casal ouviu relatórios diários de diabéticos em tratamento com insulina – um hormônio descoberto em 1921 por dois pesquisadores canadianos, Banting e Best. Marie Krogh estava particularmente interessada no tratamento. Sendo ela própria médica, tornou-se também, em 1914, a quarta mulher dinamarquesa a doutorar-se em medicina. Era uma investigadora com a sua própria prática médica e tinha vários pacientes com diabetes tipo 1. A própria Marie Krogh tinha diabetes tipo 2. Foi Marie quem sugeriu que o seu marido entrasse em contato com a Universidade de Toronto, onde o primeiro extrato de insulina salva vidas tinha sido produzido.

Autorização para produzir insulina

Durante a sua estadia nos EUA, August Krogh escreveu ao Professor Macleod, chefe do instituto, em Toronto, onde o primeiro extrato de insulina tinha sido produzido.

A carta foi bem recebida, e depois de uma reunião em Toronto, o casal voltou para Copenhaga em Dezembro de 1922 com autorização para produzir e vender a insulina vital na Escandinávia. August Krogh fundou a empresa Nordisk Insulinlaboratorium em parceria com o médico dinamarquês Hans Christian Hagedorn, e com assistência financeira do farmacêutico dinamarquês August Kongsted.

A primeira insulina

A primeira extração do hormônio insulina teve sucesso em 1922 e a primeira aplicação de insulina para um diabético na Dinarmarca ocorreu em março de 1923.


Uma vida dedicada a servir

Fisiologista dinamarquês nascido em Grená, Jylland, professor na Universidade de Copenhagen e pesquisador em respiração e movimentos sangüíneos, que ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1920) pela descoberta da regulation da capillaries motor mechanism, ou seja, do mecanismo que regula o movimento nos vasos capilares. Filho do construtor de navios Viggo Krogh e de Marie, nascida Drechmann, desde criança demonstrou gosto pelo estudo das ciências naturais. Estimulado pelo seu professor e amigo D. Sc. William Sörensen, dedicou-se a fisiologia. Entrou para a Universidade de Copenhagen (1893), onde estudou medicina e depois zoologia. Começou a trabalhar (1897) no Laboratório de Fisiologia Médica da Universidade de Copenhagen com o famoso Professor Christian Bohr. Tornou-se Professor Associado em Zoofisiologia (1908) na University of Copenhagen, e lá permaneceu até sua aposentadoria (1945). Morreu em Copenhague.

fonte:biografias. netsaber. com.br/biografia-3179/biografia-de-schack-august-steenberg-krogh

Esse post mostra quão desconhecida para muitos é a história do povo cigano que possui filhos espalhados ao redor desse maravilhoso acampamento chamado " Terra". Nada é impossível ao povo cigano quando ele realmente o deseja e nada é impossível a nenhum ser humano...nem mesmo o prêmio Nobel. Que todos nós tenhamos sabedoria e alegria para conquistar o "prêmio Nobel" de nossas vidas e principalmente saibamos reconhecer as pessoas boas que queremos ao nosso lado e a ouvi-las , pois August Krogh soube escolher e ouvir quem ele queria a seu lado ( trabalhou inclusive lado a lado com sua esposa e também médica para ajudar os diabéticos da Dinamarca). Agora deixo vocês com a música e a dança como convidado especial de uma entrega de 2015 da cerimônia do Prêmio Nobel que convidou um cigano conhecido por muitos a bailar : Joaquim Cortês ....Um grande beijo no coração de todos e que a alegria de viver esteja com cada um de nós em cada gesto, olhar e pensamento. Dalillá Ferrari.

Casa Estrelas Ciganas

Por Casa Estrelas Ciganas 08 dez., 2019
Fake News...não é um problema dos tempos modernos... Infelizmente já existe há milhares...milhões de anos...
Por Casa Estrelas Ciganas 07 jul., 2019
Esse post tem o intuito de falar da magia na alimentação. E o respeito que as pessoas precisam ter ao lidar com certos elementos.
Por Casa Estrelas Ciganas 22 jun., 2019
Esse post tem como objetivo fazer as pessoas a sair da caixa e pensar . Muitos acreditam até hoje que os ciganos são originários da Ìndia, mas todavia esquecem detalhes que foram ao longo do tempo colocados de lado, mas que fazem toda a diferença.
Por Casa Estrelas Ciganas 13 jun., 2019
Esse post é dedicado aos primeiros ciganos que existiram na semana de Salomé. Os ciganos do deserto...que bem antes de Moisés já existiam.
Por Casa Estrelas 05 jun., 2019
Esse post é para levar as pessoas a "sair da caixa" e perceber que a riqueza do povo cigano foi levada até ao ponto mais extremo do planeta e que sim, temos ciganos de origem oriental como China e Japão. E sim, podemos bailar com seus leques, lenços sombrinhas...
Por Casa Estrelas Ciganas 29 mai., 2019
Esse post é para falar de Santa Sara . A padroeira do povo cigano.
Por Casa Estrelas Ciganas 14 mai., 2019
Hoje falaremos sobre Cecília Meireles. Esse post tem o objetivo de inspirar o melhor do povo cigano dentro da cultura e da vida com exemplos da nossa época . Mostrando quão forte e determinado o povo cigano o é. Acreditando que o amanhã será sempre melhor que o hoje e que devemos viver o hoje com amor para concretizar esse lindo amanhã!
Por Casa Estrelas 08 mai., 2019
Dedicado a falar do extraordinário exemplo de superação de uma das figuras que faria de sua arte uma nova forma de jazz : Django Reinhard. Cigano Manush que morreu aos 43 anos deixando um legado : Jazz Manush.
Por Casa Estrelas 01 mai., 2019
Carmem Amaya , a cigana da cidade de Barcelona que aos 6 anos já encantava com o apelido de 'La Capitana' e já era famosa, e aos oito estava se apresentando no Palace Theatre de Paris. Traz uma demonstração claro que o amor do bailado e a arte dentro da tradição cigana vem da grande magia do universo, do amor pela vida. Um verdadeiro milagre chamado amor.
Por Casa Estrelas 24 abr., 2019
Esse post é dedicado a abrir a mente das pessoas e principalmente o coração a acreditar que existe uma força maior divina e que quando há o amor e a vontade nada pode impedir que consigamos o que desejamos fazer.
Mais Posts
Share by: