O cigano dinarmarquês que foi prêmio Nobel
- Por Casa Estrelas Ciganas
- •
- 22 mai., 2019
- •

Nascido em Grenã em 15 de novembro de 1874 e que passou para o plano espiritual em 13 de setembro de 1949 em Copenhague.
Ele contribuiu para o desenvolvimento de muitas descobertas fundamentais em várias áreas da fisiologia e é famoso pelo desenvolvimento do Princípio de Krogh ( fisiologia animal comparada).
Prêmio Nobel em 1920
Em 1908 com base no seu conhecimento se tornou professor líder do departamento de zoologia da Universidade de Copenhague.
Em 1920 Krogh foi agraciado com o prêmio nobel em medicina e fisiologia.
Insulina - Desenvolvimento para a Dinamarca

Em um dia de Outono em 1922, quando August e Marie Krogh ( que também era médica) chegaram de barco aos Estados Unidos. August Krogh era professor na Universidade de Copenhague e tinha recebido o Prémio Nobel de Fisiologia em 1920. O casal tinha sido convidado a visitar os EUA por pesquisadores da Universidade de Yale, que pediram a August Krogh para dar palestras em todo o país acerca da sua investigação médica.
Na sua estadia nos EUA, o casal ouviu relatórios diários de diabéticos em tratamento com insulina – um hormônio descoberto em 1921 por dois pesquisadores canadianos, Banting e Best. Marie Krogh estava particularmente interessada no tratamento. Sendo ela própria médica, tornou-se também, em 1914, a quarta mulher dinamarquesa a doutorar-se em medicina. Era uma investigadora com a sua própria prática médica e tinha vários pacientes com diabetes tipo 1. A própria Marie Krogh tinha diabetes tipo 2. Foi Marie quem sugeriu que o seu marido entrasse em contato com a Universidade de Toronto, onde o primeiro extrato de insulina salva vidas tinha sido produzido.
Autorização para produzir insulina
Durante a sua estadia nos EUA, August Krogh escreveu ao Professor Macleod, chefe do instituto, em Toronto, onde o primeiro extrato de insulina tinha sido produzido.
A carta foi bem recebida, e depois de uma reunião em Toronto, o casal voltou para Copenhaga em Dezembro de 1922 com autorização para produzir e vender a insulina vital na Escandinávia. August Krogh fundou a empresa Nordisk Insulinlaboratorium em parceria com o médico dinamarquês Hans Christian Hagedorn, e com assistência financeira do farmacêutico dinamarquês August Kongsted.
A primeira insulina
A primeira extração do hormônio insulina teve sucesso em 1922 e a primeira aplicação de insulina para um diabético na Dinarmarca ocorreu em março de 1923.

Uma vida dedicada a servir
Fisiologista dinamarquês nascido em Grená, Jylland, professor na Universidade de Copenhagen e pesquisador em respiração e movimentos sangüíneos, que ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1920) pela descoberta da regulation da capillaries motor mechanism, ou seja, do mecanismo que regula o movimento nos vasos capilares. Filho do construtor de navios Viggo Krogh e de Marie, nascida Drechmann, desde criança demonstrou gosto pelo estudo das ciências naturais. Estimulado pelo seu professor e amigo D. Sc. William Sörensen, dedicou-se a fisiologia. Entrou para a Universidade de Copenhagen (1893), onde estudou medicina e depois zoologia. Começou a trabalhar (1897) no Laboratório de Fisiologia Médica da Universidade de Copenhagen com o famoso Professor Christian Bohr. Tornou-se Professor Associado em Zoofisiologia (1908) na University of Copenhagen, e lá permaneceu até sua aposentadoria (1945). Morreu em Copenhague.
fonte:biografias. netsaber. com.br/biografia-3179/biografia-de-schack-august-steenberg-krogh
Esse post mostra quão desconhecida para muitos é a história do povo cigano que possui filhos espalhados ao redor desse maravilhoso acampamento chamado " Terra". Nada é impossível ao povo cigano quando ele realmente o deseja e nada é impossível a nenhum ser humano...nem mesmo o prêmio Nobel. Que todos nós tenhamos sabedoria e alegria para conquistar o "prêmio Nobel" de nossas vidas e principalmente saibamos reconhecer as pessoas boas que queremos ao nosso lado e a ouvi-las , pois August Krogh soube escolher e ouvir quem ele queria a seu lado ( trabalhou inclusive lado a lado com sua esposa e também médica para ajudar os diabéticos da Dinamarca). Agora deixo vocês com a música e a dança como convidado especial de uma entrega de 2015 da cerimônia do Prêmio Nobel que convidou um cigano conhecido por muitos a bailar : Joaquim Cortês ....Um grande beijo no coração de todos e que a alegria de viver esteja com cada um de nós em cada gesto, olhar e pensamento. Dalillá Ferrari.
Casa Estrelas Ciganas
